Rádio Comunitária de Santa Cruz do Sul

Uma História de Luta

A Associação Cultural de Integração Comunitária de Santa Cruz do Sul foi fundada no ano de 1998 e, de lá para cá, já percorreu um caminho que muito orgulha quem faz parte desse projeto democrático. A ideia de organizar a Rádio Comunitária surgiu com o incentivo que o movimento pela democratização dos meios de comunicação, formado em nível nacional, deu a todos aqueles que acreditam na construção de uma nova sociedade, onde a organização do espírito comunitário dos excluídos seja o objetivo principal, buscando na solidariedade e na comunhão a força necessária para continuar essa luta.

Hoje, já existem mais de 8000 pedidos de Rádio Comunitária protocolados no Ministério das Comunicações, sendo em torno de 400 só no Rio Grande do Sul. Essa demanda da sociedade por um espaço democrático e alternativo ao monopólio na área da comunicação nos dá a certeza de estarmos no caminho certo.

Enfrentamos durante esse tempo a burocracia que exige uma enorme quantidade de documentos (providenciamos todos os documentos exigidos pela lei 9.612/98) e a repressão política (inclusive militar) patrocinada pelos meios de comunicação comerciais. Resistimos a todos eles com mobilização e persistência, quando tivemos nossos equipamentos apreendidos em 1999 (através da denúncia de um meio de comunicação comercial e conservador da cidade). Com a organização de abaixo-assinado de apoio e ato público, além de nos embasarmos em farta documentação de defesa intransigente da democracia na área da comunicação, demonstramos para a justiça federal a legalidade e a legitimidade dos nossos propósitos e vimos os nossos equipamentos sendo devolvidos.

Voltamos novamente ao ar no mês de fevereiro de 2000, melhorando a nossa programação com a aproximação de pessoas que representam ou fazem parte de vários movimentos sociais, demonstrando o fôlego político que o movimento possui. A integração desses movimentos (juventude, mulheres, sindical, associações de bairros, entre outros) nos incentivou, mais ainda, a dedicar uma importância fundamental a essa luta.

Neste momento, atingimos um patamar de organização da Rádio Comunitária que inclui muitas pessoas que se aproximam a cada dia que passa, além de várias pequenas empresas e profissionais liberais que apoiam culturalmente o nosso movimento, nos dando possibilidade de sonharmos com voos cada vez mais altos. Mas isso somente será realidade se houver o envolvimento e dedicação de todos os sócios, apoiadores e ouvintes. Vamos dar continuidade a essa grande luta, pois já está provada sua viabilidade prática.

Após vários anos de luta com 3 apreensão de equipamentos inclusive pessoas diretores foram algemados e levados a porto alegre por pouco não foram parar no presidio central obtivemos êxito a tão esperado outorga saiu divulgada no diário oficial da união em 15 de janeiro de 2004 de lá pra cá os ataques continuaram agora através de multas tentando inviabilizar financeiramente a radio mais continuamos resistindo hoje temos uma programação de dar inveja as demais rádios com locutores qualificados as entidades sociais fazem programas diários na radio mostrando as realidades de uma outra forma de enxergar sob visão de ótica dos trabalhadores no ano de 2018 foi comemorada com uma grande festa os 20 anos da radio comunitária santa cruz por isso nos dizemos que temos (orgulho de ser e permanecer comunitária) diretoria da (ACICOM) RADIO COMUNITARIA SANTA CRUZ 105.9 FM